Black Friday. Aquele dia do ano em que todo mundo está focado em encontrar as melhores ofertas. Desde filas madrugadoras nas lojas até compras online frenéticas, a Black Friday se tornou sinônimo de loucura das compras de fim de ano. Mas você já parou para pensar de onde veio todo esse frenesi?
A expressão “Black Friday” originalmente não tinha nada a ver com compras. No século 19, o termo era usado para se referir a crises financeiras. Um dos primeiros registros foi em 1869, quando uma grande queda na bolsa de valores abalou a economia dos Estados Unidos.
A conexão com as compras veio bem depois, nos anos 1950. Policiais na Filadélfia usavam o termo para descrever o dia caótico após o Dia de Ação de Graças. A cidade ficava lotada de turistas e compradores se preparando para o jogo anual de futebol americano entre o Exército e a Marinha, causando engarrafamentos e confusão. Os policiais começaram a chamar o dia de “Black Friday” porque precisavam trabalhar turnos extras para controlar o caos.
Os lojistas perceberam o potencial desse aumento de clientes. Nos anos 1980, o termo ganhou uma conotação positiva, referindo-se ao momento em que as lojas “entram no preto”, ou seja, começam a lucrar no ano. O resto é história. Hoje, é o maior dia de compras do ano, com promoções começando já na noite de Ação de Graças.
Com o aumento das compras online, os varejistas viram uma oportunidade de criar uma versão digital da Black Friday. Foi assim que surgiu a Cyber Monday. O termo foi criado em 2005 pela Federação Nacional do Varejo (NRF) para incentivar as compras online após o fim de semana do feriado.
Diferente da Black Friday, que tradicionalmente envolve compras em lojas físicas, a Cyber Monday é sobre encontrar ofertas no conforto de casa. Ao longo dos anos, tornou-se tão popular quanto a Black Friday, com muitas marcas oferecendo descontos exclusivos online.
Lembra quando a Black Friday durava apenas um dia? Esses tempos ficaram para trás. Hoje, muitas lojas lançam promoções com semanas de antecedência, transformando a “data” em uma verdadeira temporada de compras. Algumas marcas até combinam Black Friday e Cyber Monday em uma grande “Cyber Week”.
Não poderíamos encerrar sem falar sobre o que preparamos para a Black Friday na Momo Lifestyle: descontos de até 30% em produtos selecionados! Se você está comprando para si ou procurando o presente perfeito, temos algo especial para todos.
A Black Friday e a Cyber Monday evoluíram muito desde suas origens caóticas. Hoje, são oportunidades de encontrar ótimas ofertas em produtos que você realmente precisa (ou em alguns que você simplesmente quer muito).
Neste fim de ano, evite o estresse e faça compras de forma inteligente com a Momo Lifestyle. Temos tudo o que você precisa para deixar sua casa mais funcional e estilosa. Confira nossas ofertas de Black Friday, você não vai querer perder!